Publicado por Teresa Cristina
| Data da Publicação 02/10/2025 16:16
| Comentários: (0)
Treze trabalhadores, incluindo um adolescente de 15 anos, foram resgatados em situação análoga à escravidão em Santo Antônio da Alegria, interior de São Paulo, em ação realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) entre os dias 22 de agosto e 6 de setembro. Entre os resgatados, havia trabalhadores oriundos do Maranhão, além de outros estados do Nordeste, como Paraíba, Bahia e Ceará.
Segundo o MTE, os trabalhadores foram atraídos por falsas promessas de moradia adequada e salário, mas enfrentaram alojamentos precários, dívidas e ameaças de despejo. Na Fazenda Canaã, onde atuavam, não tinham carteira assinada, não recebiam equipamentos de proteção e eram obrigados a comprar itens básicos por conta própria, como botas e lonas.
Após a fiscalização, o MTE emitiu Termo de Resgate e determinou o registro formal dos trabalhadores, pagamento de verbas rescisórias e ressarcimentos, totalizando cerca de R$ 63 mil. Os trabalhadores também receberam guias do seguro-desemprego. A operação contou com o apoio da Polícia Militar, Polícia Federal e Ministério Público do Trabalho, e a fiscalização segue elaborando autos de infração e relatório final da ação.
Deixe um comentário