Câmara derruba veto de Braide

Publicado por Adriana Nogueira
| Data da Publicação 15/10/2025 14:24
| Comentários: (0)

A Câmara Municipal aprovou a derrubada do veto em sessão extraordinária conduzida pelo presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PSB). De acordo com o regimento interno, a decisão exigia maioria absoluta, ou seja, pelo menos 16 votos favoráveis. A matéria dispõe sobre o uso gratuito dos espaços esportivos de escolas públicas municipais em finais de semanas e feriados.

No Veto n° 013/25,  encaminhado pela prefeitura ao parlamento, Braide alega vício de competência, sob a justificativa que a iniciativa do projeto deveria ser do Executivo.

Já o autor da proposição, Andrey Monteiro, contesta o argumento e defende a ocupação desses espaços pela comunidade. Monteiro lembra que muitas comunidades não contam com ambientes adequados para o pleno desenvolvimento de suas atividades.

A votação ocorreu de forma nominal, com 24 vereadores presentes. Ao final, 21 parlamentares votaram pela derrubada do veto e dois pela manutenção. O presidente da sessão só vota em caso de empate, o que não foi necessário.

Entre os que votaram a favor da derrubada estão Andrey Monteiro (PV), Cléber V. Filho (MDB), Astro de Ogum (PCdoB), Raimundo Penha (PDT), Aldir Júnior (PL), Thay Evangelista (União Brasil), Marcos Castro (PSD), Clara Gomes (PSD), Coletivo Unidos (PRD), Flávia Berthier (PL), Marcelo Poeta (PSB), Daniel Oliveira (PSD), Wendel Martins (Podemos), Concita Pinto (PSB), Antônio Garcez (PP), Coletivo Nós (PT), Octávio Soeiro (PSB), André Campos (PP), Rosana da Saúde (Republicanos), Professora Magnólia (União Brasil) e Nato Júnior (PSB).

Votaram a favor da manutenção do veto Edson Gaguinho (PP) e Douglas Pinto (PSD).

A decisão representa uma vitória para os parlamentares que defendiam a derrubada, consolidando o posicionamento da maioria da Casa sobre a matéria em questão.