Deputado maranhense entra na mira da CPMI do INSS

A CPMI do INSS aprovou requerimento do senador Izalci Lucas (DF) para que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) envie relatório sobre movimentações financeiras do deputado estadual Edson Araújo (PSB-MA) entre 2020 e 2025, período em que comandou a Federação das Colônias de Pescadores do Maranhão (Fecompema).

O parlamentar é alvo de pelo menos cinco pedidos na comissão: além do relatório do Coaf, há solicitação de quebra de sigilo fiscal e bancário, ainda pendente, e três requerimentos de convocação apresentados por Izalci Lucas e pelos deputados Alencar Santana (PT-SP) e Rogério Correia (PT-MG).

As investigações ganharam fôlego após relatório da Polícia Federal apontar que Araújo teria recebido R$ 5,4 milhões da Fecompema entre 2023 e 2024. A entidade é suspeita de ligação com a Confederação Brasileira dos Trabalhadores de Pesca e Aquicultura (CBPA), que arrecadou R$ 99 milhões em descontos de aposentados. Segundo a PF, as transações do deputado indicam ocultação de patrimônio e sonegação.

Jornalista e Publicitário com atuação profissional desde 2013, sólida experiência em redação (copywriter) e atendimento publicitário, administração de redes sociais (social media), marketing político, gestão e coordenação de equipes. Também produziu e apresentou programas de rádio, TV e podcasts.