CBF anuncia novo calendário do futebol brasileiro para 2026

Publicado por Jauber Pereira
| Data da Publicação 02/10/2025 11:15
| Comentários: (0)

A confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgou nessa quarta-feira (1), mudança em vários campeonatos para 2026.  O Brasileirão da seria A terá início no dia 28 de janeiro, com o mesmo formato de pontos corridos e com a presença de 20 times se enfrentando em turno e returno, com quatro rebaixados, seis vagas para a Libertadores e outras seis para a Sul-Americana do ano seguinte.

A Copa do Brasil terá a participação de 126 equipes em disputa do título com cinco fases iniciais, sendo que todos os 20 times da Série A só entram na competição na quinta fase, a última antes das oitavas de final.

Sendo que 102 vagas distribuídas nos campeonatos estaduais e outras quatro para os campeões das Séries C, D, Copa Verde e Copa do Nordeste As oitavas, quartas e semifinais serão em jogos de ida e volta. A final será em partida única que encerra o calendário do futebol brasileiro no dia 6 de dezembro.

Já os estaduais passarão a ter no máximo 11 datas. A definição dos respectivos formatos ficarão a cargo de cada federação, assim como a distribuição de vagas para a Copa do Brasil. A CBF, então, apresentou que as datas-bases são de 11/01 (início) e 08/03 (término).

Além da Copa do Nordeste e da Copa Verde, a entidade irá criar a Copa Sul-Sudeste. Equipes classificadas para os torneios Conmebol não disputam essas competições, que terão jogos justamente nas datas continentais. Apesar de estarem localizados na região sudeste, as equipes do Espírito Santo jogarão a Copa Centro-Oeste.

A Copa do Nordeste terá início no dia 25 de março e término no dia 7 de junho. Assim, os times classificados para competições Conmebol não disputam o torneio, que sairá de 16 para 20 clubes.

Impactos diretos

A CBF também anunciou o aumento de 64 para 96 participantes na Série D. Com esse critério, haverá um aumento de 26% no número de clubes com divisão nacional em 2026.

Além disso, estima-se que o número de partidas na temporada diminuirá em até 16%, com a redução dos estaduais e a entrada tardia na Copa do Brasil. A entidade prevê que investirá R$ 82 milhões a mais em competições a partir do ano que vem. Com essas mudanças, o Maranhão terá 3 representantes na serie D do ano que vem. Imperatriz, Iape já estavam garantidos e agora o Sampaio também entrará na disputa.

Novas competições

– Copa Sul-Sudeste – 12 clubes: 2 vagas para cada estado (PR, RS, SC, RJ, SP e MG).
– Copa do Nordeste – 20 clubes: aumento em relação a 2025 (16 clubes).
– Copa Verde – 24 clubes: será dividida entre Copa Norte e Copa Centro-Oeste. Os vencedores de cada uma das regiões se enfrentarão para decidir o campeão da Copa Verde.