Publicado por Adriana Nogueira
| Data da Publicação 09/10/2025 13:38
| Comentários: (0)
A nova estrutura sobre o Rio Tocantins, na BR-226, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), já alcançou 75% de avanço físico. A obra, que conta com investimento federal de R$ 171,1 milhões, tem entrega prevista até o final deste ano e será essencial para retomar a trafegabilidade entre o Norte e o restante do país.
A ponte está sendo erguida com o método de balanço sucessivo, técnica usada para grandes vãos quando não é possível apoiar estruturas diretamente no solo. A construção é feita em segmentos (aduelas), concretados um a um, partindo de pilares centrais.
Até o fim de setembro, todas as 24 fundações e os 26 pilares estavam concluídos. As 45 vigas pré-moldadas que compõem a estrutura principal também já estão prontas, com cinco das nove lajes já concretadas.
Foram finalizadas as aduelas de disparo, e seguem os trabalhos nos demais segmentos — 20 das 60 aduelas totais já foram concretadas. As pré-lajes também estão concluídas, o que acelera o ritmo da obra.
A nova travessia terá 630 metros de extensão, 19 metros de largura, com duas faixas de rolamento (3,6 m cada), dois acostamentos (3 m cada), barreiras de proteção New Jersey, passeios para pedestres e guarda-corpo nas laterais.
A ponte será uma das mais importantes ligações rodoviárias entre o Norte e o restante do Brasil, integrando a malha federal de transporte e promovendo desenvolvimento regional.
Deixe um comentário