Maranhão registra menor taxa de desemprego desde 2012

Divulgada pelo IBGE, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) Trimestral mostra que o Maranhão registrou uma queda significativa da taxa de desocupação ao passar do 1º para o 2º trimestre de 2025. A taxa recuou de 8,1% para 6,6%, ficando abaixo tanto do trimestre anterior quanto do 2º trimestre de 2024, quando a desocupação no estado era de 7,3%.

Segundo os dados apontados, o 2º trimestre de 2025 marcou a menor taxa de desocupação para um 2º trimestre desde 2012. Além disso, o estado registrou o segundo maior volume de pessoas ocupadas em toda a série — outro indicativo de melhora no mercado de trabalho maranhense durante o período.

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No panorama nacional, a PNAD mostra que a taxa média de desocupação também atingiu o menor nível desde 2012: 5,8%. A queda na taxa ocorreu em 18 das 27 unidades da federação, enquanto nas outras nove o número ficou estável na comparação entre o primeiro e o segundo trimestres.

As maiores taxas de desocupação no país foram registradas em Pernambuco (10,4%), Bahia (9,1%) e Distrito Federal (8,7%). Por outro lado, os menores percentuais apareceram em Santa Catarina (2,2%), Rondônia (2,3%) e Mato Grosso (2,8%).

Doze estados atingiram no 2º trimestre o menor nível de desemprego já registrado pela série histórica. As mínimas históricas por unidade da federação, conforme o levantamento, foram registradas em: Amapá (6,9%), Rio Grande do Norte (7,5%), Paraíba (7%), Alagoas (7,5%), Sergipe (8,1%), Bahia (9,1%), Minas Gerais (4%), Espírito Santo (3,1%), São Paulo (5,1%), Santa Catarina (2,2%), Rio Grande do Sul (4,3%) e Mato Grosso do Sul (2,9%).

Os dados divulgados hoje pelo IBGE apontam uma conjuntura de melhora no mercado de trabalho em várias regiões do país, com destaque positivo para o desempenho do Maranhão no segundo trimestre de 2025

Jornalista e Publicitário com atuação profissional desde 2013, sólida experiência em redação (copywriter) e atendimento publicitário, administração de redes sociais (social media), marketing político, gestão e coordenação de equipes. Também produziu e apresentou programas de rádio, TV e podcasts.