Homem que abandonou idoso em calçada é irmão da vítima

Publicado por Talliana Luz
| Data da Publicação 13/08/2025 07:39
| Comentários: (0)

O homem que aparece em imagens de câmeras de segurança abandonando um idoso em uma calçada, no Mercado Central de São Luís, na última sexta-feira (8), é irmão da vítima. Segundo a Polícia Civil do Maranhão, Romão Duarte Brito, de 77 anos, foi abandonado após uma briga familiar.

“Ocorreu um desentendimento familiar, cujo motivo a gente não pode declinar no momento. Mas foi em virtude de um conflito familiar, de um desentendimento familiar”, afirmou o delegado Marcos Wallace Pereira, que é superintendente de Polícia Civil da Capital.

Ainda de acordo com as investigações, a idosa que aparece sendo levada na carroceria do carro em que Romão estava antes de ser abandonado é cunhada da vítima. A polícia investiga se ela também teria participação no abandono do idoso.

Nessa segunda-feira (11), o condutor do veículo se apresentou na Delegacia do Idoso, em São Luís. O homem prestou depoimento e foi liberado. Ele alegou que não sabia que a vítima seria abandonada e que tinha apenas dado uma carona para as três pessoas até o Centro da cidade.

Agora a Polícia Civil espera que o irmão da vítima também se apresente na delegacia.

“Nós estamos aguardando e, caso isso não ocorra, nós vamos em busca de outra situação, como pedir a prisão preventiva dele. Porque após isso, ele será considerado foragido”, destacou o delegado Marcos Wallace.

O idoso está recebendo cuidados no Centro de Atenção Integral ao Idoso (CAISI), uma casa de acolhimento da Prefeitura de São Luís.

De acordo com a Defensoria Pública do Maranhão (DPE-MA), Romão Duarte é natural da cidade de Alcântara, na região metropolitana de São Luís, onde a família dele também mora. Mas, nenhum parente apareceu até o momento para buscá-lo.

A Defensoria também confirmou que o idoso, antes de ser abandonado, esteve internado em um hospital de São Luís. O órgão está em busca de informações sobre em qual unidade Romão Duarte deu entrada e para quem ele foi entregue quando recebeu alta.