O governador Carlos Brandão deve anunciar, nos próximos dias, mudanças no comando da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). A reformulação segue critérios estabelecidos pela nova Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares (Lei nº 14.751/2023), que restringe a nomeação do comandante-geral a coronéis da ativa que tenham concluído o Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM). As informações são do Portal O Informante.
Com a possível saída do atual comandante-geral, coronel Pitágoras Mendes Nunes, e do subcomandante, coronel Francisco Wellington Araújo, o número de coronéis da ativa aptos ao cargo cairá de dez para oito. A lista dos que cumprem os critérios é formada pelos coronéis Luciano César Costa Froés, Antônio Arão Moura Queiroz, Pedro Augusto Lima Brandão, Maurício Robson Carvalho Bezerra, Aluísio Sampaio Costa, Sérgio Fernando Sousa Cabral, Edhyelem Almeida Santos Carneiro e Jovan Sampaio Vieira.
A nova legislação também estabelece que o comandante só pode permanecer no cargo durante o mandato do governador que o indicou. A mudança no comando da PMMA deve alinhar a estrutura da corporação às novas diretrizes federais e reforçar o controle administrativo da atual gestão estadual.
Deixe um comentário