Maranhão lidera ranking de desmatamento no Brasil pelo segundo ano seguido

O Maranhão foi o estado com maior área desmatada do Brasil em 2024, com 218,2 mil hectares de vegetação nativa perdidos, segundo dados do MapBiomas divulgados pelo jornal O Estado de S. Paulo. Essa é a segunda vez consecutiva que o estado lidera o ranking nacional, superando até mesmo o Pará, tradicionalmente à frente nos índices de devastação.

A região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) se consolida como novo epicentro do desmatamento, com destaque para a pressão crescente sobre o Cerrado. Só o Maranhão, entre 2019 e 2024, acumulou mais de 1,2 milhão de hectares devastados, impulsionado principalmente pela expansão agropecuária.

Em resposta, o governo estadual afirmou que houve redução de 33,6% na área desmatada em relação a 2023, resultado de ações de fiscalização e de programas como “Maranhão Sem Queimadas” e “Floresta Viva”. A gestão também destacou investimentos em regularização fundiária como parte da estratégia de combate à destruição ambiental.

Jornalista e Publicitário com atuação profissional desde 2013, sólida experiência em redação (copywriter) e atendimento publicitário, administração de redes sociais (social media), marketing político, gestão e coordenação de equipes. Também produziu e apresentou programas de rádio, TV e podcasts.