Lula indica ex-auxiliar de Dino para TSE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta quinta-feira (10) a indicação da advogada Estela Aranha para uma das vagas de jurista no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ex-secretária de Direitos Digitais do Ministério da Justiça durante a gestão de Flávio Dino, Estela teve o respaldo direto do ministro do STF, além do apoio político da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e de Edinho Silva, recém-eleito presidente nacional do partido.

A indicação de Estela foi construída em torno de uma lista tríplice exclusivamente feminina, iniciativa inédita promovida pela própria Corte Eleitoral. Ela concorreu com a atual ministra substituta Vera Lúcia e com a desembargadora Cristina Maria Neves, do TRE do Distrito Federal. A escolha também teve boa acolhida da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia.

Para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), Lula indicou Marluce Caldas, procuradora de Justiça de Alagoas. Ela é tia do prefeito de Maceió, JHC (PL), mas, nos bastidores, há expectativa de que possa apoiar o campo governista em 2026. As duas nomeações ainda precisam passar por sabatina e aprovação no Senado.

Jornalista e Publicitário com atuação profissional desde 2013, sólida experiência em redação (copywriter) e atendimento publicitário, administração de redes sociais (social media), marketing político, gestão e coordenação de equipes. Também produziu e apresentou programas de rádio, TV e podcasts.