Um ônibus do sistema urbano de São Luís pegou fogo na manhã desta sexta-feira (4), no bairro Forquilha, reacendendo o debate sobre a precariedade do transporte público na capital. O incidente ocorreu nas proximidades da loja Vem Ki Tem, que também foi alvo de um incêndio em setembro de 2024 e se prepara para reinaugurar no próximo dia 19 de julho.
Segundo testemunhas, o coletivo já apresentava falhas mecânicas quando começou a soltar fumaça. O motorista conseguiu parar o veículo a tempo de permitir o desembarque dos passageiros antes que as chamas tomassem conta. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou o fogo. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
O episódio evidencia mais uma vez a fragilidade do sistema de transporte coletivo e cobra explicações da Prefeitura de São Luís. Em fevereiro deste ano, durante a última greve dos rodoviários, o prefeito Eduardo Braide anunciou o envio de um projeto de lei à Câmara Municipal prometendo uma nova licitação para substituir as empresas atuais.
“O projeto de lei autoriza a abertura de um novo processo de licitação do sistema de transporte público para a substituição das empresas de ônibus. Juntos, vamos fazer com que São Luís nunca mais seja refém dos empresários de ônibus”, declarou Braide em 17 de fevereiro deste ano.
Quase cinco meses depois, a promessa segue sem cumprimento, enquanto ônibus continuam pegando fogo nas ruas.
Deixe um comentário