O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, desponta como principal nome da oposição à Presidência em 2026 entre os deputados federais. É o que mostra uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (2), que ouviu 203 dos 513 parlamentares entre 7 de maio e 30 de junho. O levantamento tem margem de erro de 4,5 pontos percentuais.
Segundo o estudo, 49% dos deputados apontam Tarcísio como o principal nome da oposição, enquanto apenas 13% citam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Outros nomes da direita aparecem com menor expressão: Michelle Bolsonaro (6%), Eduardo Bolsonaro (5%), Ratinho Jr. (4%), Ronaldo Caiado (3%) e Flávio Bolsonaro (1%).
Além disso, 51% dos parlamentares afirmam que Bolsonaro deveria desistir de concorrer em 2026. Apenas 23% defendem que ele mantenha a candidatura, enquanto 26% não souberam ou preferiram não responder.
O cenário é reflexo da avaliação de que um nome oposicionista tende a vencer a eleição: metade dos deputados acredita que a oposição sairá vitoriosa no próximo pleito, contra 35% que apostam em Lula ou em um nome ligado ao governo. A pesquisa foi realizada no contexto em que o governo enfrentou derrotas no Congresso, como a revogação do decreto que aumentava o IOF — o que pode ter influenciado a percepção de força da oposição entre os parlamentares.
Deixe um comentário