Jornalista da Globo denuncia ataque racista após vídeo com cabelo crespo

A jornalista Vanessa Fonseca, apresentadora do Bom Dia Mirante, telejornal matinal da TV Mirante, afiliada da Globo no Maranhão, denunciou no ddomingo (29) um episódio de racismo sofrido nas redes sociais. A agressão ocorreu após a jornalista publicar um vídeo em que aparecia com seu cabelo crespo natural e falava sobre a rotina de cuidados com os fios.

O vídeo, que buscava compartilhar experiências pessoais, foi alvo de um comentário ofensivo, o que motivou um desabafo firme de Vanessa em resposta ao preconceito. “Tudo que se trata da natureza de uma pessoa não é opinião, não é achismo. Meu cabelo crespo, tipo 4C, que é o mais crespo que existe, não está aberto à opinião de ninguém. Somente a mim”, declarou.

A jornalista também criticou o racismo estrutural envolvido na rejeição social ao cabelo crespo. “Essa indústria e toda essa estrutura racista foram criadas para fazer as pessoas odiarem o cabelo crespo”, afirmou, pontuando como mulheres negras crescem ouvindo que seus cabelos são feios. “Enquanto você está aí, eu vou continuar com meu cabelo crespo, bonito, me amando, fazendo o que eu quiser com ele”, finalizou.

Jornalista e Publicitário com atuação profissional desde 2013, sólida experiência em redação (copywriter) e atendimento publicitário, administração de redes sociais (social media), marketing político, gestão e coordenação de equipes. Também produziu e apresentou programas de rádio, TV e podcasts.