Justiça afasta presidente da FMF e nomeia interventora por 90 dias

A Justiça do Maranhão determinou o afastamento de Antônio Américo da presidência da Federação Maranhense de Futebol (FMF) e nomeou a advogada Susan Lucena, diretora da Casa da Mulher Brasileira, como interventora da entidade por 90 dias. A decisão, proferida pelo juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, acolheu pedido do Ministério Público estadual.

No despacho, o magistrado aponta “confusão patrimonial, gestão financeira temerária e falta de transparência” como fundamentos para a intervenção, destacando que a permanência da atual diretoria ameaça a saúde financeira da federação. Durante o período, Susan deverá promover auditoria nas contas da FMF, divulgar os documentos institucionais dos últimos cinco anos e conduzir nova eleição, com participação ampla dos clubes filiados.

Apesar do afastamento, Antônio Américo poderá disputar novamente a presidência. A nova gestora terá ainda a prerrogativa de nomear substitutos para cargos vagos e deve seguir rigorosamente o estatuto da FMF no processo eleitoral.

Jornalista e Publicitário com atuação profissional desde 2013, sólida experiência em redação (copywriter) e atendimento publicitário, administração de redes sociais (social media), marketing político, gestão e coordenação de equipes. Também produziu e apresentou programas de rádio, TV e podcasts.