Publicado por Adriana Nogueira
| Data da Publicação 15/07/2025 15:43
| Comentários: (0)
A região metropolitana de São Luís tem potencial para receber 53 quilômetros de sistemas de transporte público coletivo de média e alta capacidade nas próximas três décadas. A projeção faz parte de um levantamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Ministério das Cidades, divulgado nesta terça-feira (15).
A proposta integra o plano nacional da “Rede Futura”, que tem como objetivo transformar a mobilidade urbana nas maiores regiões metropolitanas do país, promovendo soluções mais eficientes, sustentáveis e integradas. As informações constam no Boletim nº 4 do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), que reúne diagnósticos e projeções para 21 grandes centros urbanos brasileiros.
Atualmente, São Luís não conta com nenhum sistema de transporte de média ou alta capacidade, como metrô, trem, VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou BRT (Bus Rapid Transit). A estimativa, no entanto, prevê a implantação de 46 km de sistemas BRT ou VLT e outros 7 km de corredores exclusivos para ônibus até 2054.
Caso o projeto seja executado, cerca de 587,9 mil moradores da Grande São Luís poderão ser diretamente beneficiados com uma rede de transporte mais eficiente. Segundo o estudo, 25% da população da região passaria a viver a até 1 km de uma estação de transporte público qualificado — dado medido pelo indicador internacional PNT (People Near Transit), desenvolvido pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP).
A proposta representa uma mudança significativa no cenário da mobilidade urbana da capital maranhense, que há décadas convive com sistemas de transporte limitados e sobrecarregados. A inclusão da cidade no planejamento da Rede Futura abre caminho para investimentos estruturantes e melhora na qualidade de vida da população.
Deixe um comentário